Simples Nacional

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

É administrado por um Comitê Gestor composto por oito integrantes: quatro da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), dois dos Estados e do Distrito Federal e dois dos Municípios.

Para o ingresso no Simples Nacional é necessário o cumprimento das seguintes condições:

  • enquadrar-se na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte;
  • cumprir os requisitos previstos na legislação; e
    formalizar a opção pelo Simples Nacional.

Dúvidas comuns sobre o regime Simples Nacional

  • ser facultativo;
  • ser irretratável para todo o ano-calendário;
  • abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);
  • recolhimento dos tributos abrangidos mediante documento único de arrecadação – DAS;
  • disponibilização às ME/EPP de sistema eletrônico para a realização do cálculo do valor mensal devido, geração do DAS e, a partir de janeiro de 2012, para constituição do crédito tributário;
  • apresentação de declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais;
  • prazo para recolhimento do DAS até o dia 20 do mês subsequente àquele em que houver sido auferida a receita bruta;
  • possibilidade de os Estados adotarem sublimites para EPP em função da respectiva participação no PIB. Os estabelecimentos localizados nesses Estados cuja receita bruta total extrapolar o respectivo sublimite deverão recolher o ICMS e o ISS diretamente ao Estado ou ao Município.

O Simples Nacional nem sempre é o melhor para seu negócio.
Fale conosco para avaliar o melhor Regime Tributário do seu negócio

Temos por missão contribuir com nosso cliente na construção da sua história, e facilitar a vida empresarial, você cuida da sua atividade e, nós da burocracia, nossa formação multidisciplinar, que reúne experiência nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e societária, nos preocupamos com princípios éticos no atendimento ao nosso cliente, para que esta relação de confiança seja construída sempre da melhor forma.

Nossa consultoria está pautada em estudos da realidade técnica contábil, aplicável para que você cliente, possa tomar sempre as melhores decisões.

O controle interno disciplina as finanças e a aplicação dos recursos, possibilita revisão dos orçamentos, redução dos custos, maior precisão no fluxo de caixa, boas práticas que levam s melhoria da performance da instituição.

Temos por missão contribuir com nosso cliente na construção da sua história, e facilitar a vida da Entidade, nossa formação multidisciplinar, reúne experiência nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e societária, nos preocupamos com princípios éticos no atendimento ao nosso cliente, para que esta relação de confiança seja construída sempre da melhor forma. Nossa consultoria está pautada em estudos da realidade jurídica técnica contábil aplicável, para que você cliente, possa tomar sempre as melhores decisões.

Outras dúvidas comuns

  • Quem pode ser do simples nacional?
  • Posso ser do simples nacional?
  • Médico pode ser simples nacional?
  • Advogado pode ser simples nacional?

Estas e outras dúvidas você podem ser esclarecidas no PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O SIMPLES NACIONAL. 

Clique aqui para acessar.

Agora que já sabe a importância de uma empresa e confiá-la a profissionais especializados. Não perca mais tempo, fale com a nossa equipe!

MENU